Translate

31 de outubro de 2008

Não lhes dês peixe

Soube por estes dias que o Governo provincial de Cabinda distribuiu motorizadas (aceleras) gratuitamente pela população. Podem-se ver a passear pela cidade inúmeros cidadão certamente satisfeitos aos comandos de motociclos que na frente ostentam os dizeres "Oferta do Governo Provincial de Cabinda".
Embora algumas más línguas, já me tenham feito chegar aos ouvidos, que os orgulhosos proprietários das referidas aceleras vieram para a rua aprender a conduzir, quero acreditar que o Governo, ao fazer tão generosa oferta teve certamente o cuidado de verificar as habilitações ou pelo menos as capacidades dos felizes contemplados.

Dizemos com frequência de alguém que maltrata um equipamento, seja ele carro, acelera etc...
- Não deve ser dele.
Ou então dizemos:
-Não lhe custou a ganhar, ou então não fazia aquilo.

Será que a oferta destes equipamentos não passa uma imagem de maior facilitismo, do que o já instalado na sociedade angolana, além do espírito Deixa ver se pega; da Gasosa; dA culpa não foi minha; Agora promove-se o 'O Governo Oferece'.
Eu acredito na máxima -não lhes dês o peixe, ensina-os a pescar- mas eu também não mando nada, por isso a culpa não é minha de certeza, vou mas é beber uma gasosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário